Burlas na concessão de crédito: como evitar?

08.04.21 13:56 Por andre.monteiro

Se é fácil, deve desconfiar.

Burlas na concessão de crédito: como evitar?

 

“Atenção às ofertas de crédito no e-mail, whatsapp, Messenger e Facebook! Burlas crescem online” – é este o título do comunicado emitido pelo Banco de Portugal, no qual alerta os consumidores para os cuidados a ter quando decidem pedir auxílio financeiro.

 

Existem contactos efetuados através das redes sociais que facilmente chegam aos consumidores que pesquisam produtos financeiros, como o crédito pessoal, e que oferecem promessas de dinheiro rápido e fácil. Este fator levou a um aumento de burlas nas plataformas sociais, segundo o regulador.

 

Burlas: Se é fácil, deve desconfiar

 

A concessão de crédito é um processo que envolve alguma burocracia e partilha de documentação válida e credível de ambas as partes. Assim, quando uma oferta apresenta soluções extremamente acessíveis, fáceis e rápidas, deverá desconfiar da mesma.

 

Normalmente, quando estamos perante uma situação de burla, é requisitada uma quantia monetária sob a desculpa de comissões de desbloqueio de processos, por exemplo. Ao disponibilizar a quantia em questão, acaba por perder o dinheiro e não recebe qualquer financiamento.

 

Pode aceder ao comunicado emitido pelo Banco de Portugal aqui, onde são explicados alguns dos comportamentos habituais apresentados pelos burlões.

 

Como garantir que a entidade é credível?

 

Antes de entrar em contacto com qualquer entidade para concessão de crédito, deverá assegurar-se que a mesma faz parte das empresas autorizadas para este efeito.


Nesta lista, poderá verificar todos os dados necessários sobre a entidade em questão, inclusivamente a sua legitimidade como entidade financiadora.

 

E no caso dos Intermediários de Crédito?

 

À imagem das entidades que estão autorizadas a conceder crédito, também para os Intermediários de Crédito estão ao abrigo do registo no Banco de Portugal para serem autorizados a praticar a sua atividade. Os mesmos poderão ser verificados nesta lista.

 

Caso tenha alguma dúvida neste âmbito, contacte um Intermediário de Crédito MAXFINANCE através do formulário abaixo.

Torne-se um Franchisado MAXFINANCE