Empreendedor de sucesso: 7 características fundamentais para ter êxito

05.02.21 16:02 Por andre.monteiro

Sete características que todo o empreendedor precisa de ter

Nos últimos anos temos acompanhado um crescimento acentuado do empreendedorismo. Isso acontece devido à procura por mais autonomia, liberdade e independência. Porém, ser empreendedor nem sempre é simples.


Infelizmente, existem fracassos por não serem levados em consideração alguns fatores intrínsecos para o sucesso.

Para além da vontade de conquistar o mundo, são necessárias algumas habilidades que serão fundamentais para trilhar este caminho e ter êxito. Quer saber de que habilidades estamos a falar?


No artigo de hoje vamos apresentar 7 características que todos os empreendedores de sucesso devem ter. Continue a ler.


Empreendedor de sucesso: 7 características fundamentais para ter êxito


Ser empreendedor significa ser um realizador. Ou seja, ser capaz de produzir novas ideias com criatividade. Mas saiba que ninguém nasce pronto para isto.

As habilidades de um empreendedor de sucesso são desenvolvidas ou potencializadas através da procura constante por conhecimento. Estas pesquisas são essenciais para aprender a comportar-se, pensar e agir como tal.


A seguir vai conhecer sete destas características:


1.  Iniciativa

Iniciativa é o primeiro ponto que frisamos. Não adianta ficar acomodado e esperar que as oportunidades caiam do céu. É preciso agir e fazer as coisas acontecerem.


Preste atenção ao mercado, aos perfis de inovação, procure referências e tome atitudes para alcançar o seu objetivo. Se não fizer isso, será sempre um espectador do sucesso de outro.


2.  Planeamento

Ser capaz de planear, definir metas e monitorizar o andamento e resultados da empresa também é uma característica fundamental.


Este planeamento não termina ao elaborar o plano de negócios que vai guiar a empresa. Consiste num trabalho contínuo para garantir as melhorias e ajustes necessários ao longo do percurso.


3.  Liderança

Sabe aquele chefe que lidera o negócio com mão de ferro? E que age de forma autoritária e comanda pelo medo? Esta figura está totalmente ultrapassada. E, para além disso, não são características de um verdadeiro líder.


O líder moderno é um exemplo para os colaboradores, e está sempre a motivá-los e a ouvi-los. Desta forma pode exigir, em troca, o compromisso necessário por parte da equipa.


Portanto, veja os seus colaboradores como uma equipa, em que todos são peças fundamentais para o bom funcionamento do negócio. Também é muito importante que as opiniões sejam ouvidas e levadas em consideração.


4.  Visão empreendedora

Ter uma visão empreendedora, significa pensar sempre um passo à frente e ser capaz de transformar ideias em negócios.


Para alcançá-la é preciso desenvolver múltiplas capacidades e angariar conhecimento para tomar decisões de forma rápida e assertiva. Tudo isso, ao mesmo tempo que garante a boa execução de diversos projetos.


5.  Autoconfiança

A autoconfiança está diretamente relacionada à credibilidade que transmite aos colaboradores e parceiros. 


Para ter esta habilidade, é preciso ter um conhecimento profundo do seu negócio. Só assim saberá extrair as informações necessárias para tomar as melhores decisões e liderar a equipa corretamente.


6.  Compromisso

O compromisso envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários, cuidado e atenção com os clientes.


Ao ter a maior parte das responsabilidades do negócio, são as suas ações que determinarão o sucesso ou fracasso. Portanto, esteja totalmente comprometido em garantir a qualidade e eficiência em tudo o que faz pela empresa.


7.  Conhecimento

Já referimos diversas vezes que adquirir conhecimento é fundamental para o sucesso, e isso envolve constante evolução.


Obter conhecimento através de cursos, livros, eventos ou conferências, vai ajudá-lo a direcionar o negócio. Isto porque vai aprender mecanismos para acompanhar as tendências e implementar melhorias.


Se pretende tornar-se num empreendedor deve fazer uma reflexão sobre as informações que acabou de ler. O passo mais importante é ponderar sobre o que precisa desenvolver antes de dar início ao seu negócio. 

Torne-se um Franchisado MAXFINANCE