A pandemia reduziu o meu orçamento. Como deverei lidar com esta situação?

20.05.21 11:58 Por andre.monteiro

Conheça aqui algumas dicas

As crises podem surgir de forma expectável ou, tal como aconteceu em 2020, podem ocorrer de forma totalmente inesperada. Independentemente da forma como aparecem nas nossas vidas, costumam representar um ponto de viragem, com novos desafios que pedem diferentes formas de os ultrapassar.

 

A capacidade de ultrapassar uma crise está também ligada à rapidez com que se toma consciência das novas necessidades.

 

Neste artigo deixamos-lhe algumas dicas que o podem ajudar a lidar com um momento mais desafiante.

 

Organização

 

Para ter uma gestão correta do seu orçamento familiar, é necessário saber exatamente quanto gasta e em que gasta. Com a panóplia de métodos de pagamento existente hoje em dia, é bastante fácil chegar ao fim do mês sem ter a noção concreta de todos os gastos efetuados.

 

A primeira ação passa por elaborar um orçamento. Some todos os rendimentos que aufere e, ao longo do mês vá subtraindo a esse valor sempre que gasta algum dinheiro, seja em despesas fixas ou variáveis. É importante que inclua todas as situações de despesa, mesmo uma simples ida ao café.

 

No final, e após verificar o valor que restou, analise bem as suas despesas e assinale aquelas que poderão ser reduzidas ou até eliminadas.

 

Mesmo tendo um saldo positivo, é uma oportunidade de poupança que não deve ser descurada. Pode recorrer ao auxílio de aplicações para dispositivos móveis que certamente irão fazer toda a diferença, já que pode registar a despesa no momento em que a faz, reduzindo o risco de esquecimento.

 

Redução de despesas

 

No seguimento do ponto anterior, pode e deve olhar para o orçamento efetuado e estabelecer algumas prioridades de aplicação dos seus rendimentos.

 

Comecemos pelo mais fácil de alterar, as despesas variáveis. Algumas modificações no seu dia a dia poderão ter um impacto considerável. Pode passar a almoçar mais vezes em casa, se tiver essa oportunidade, ou levar a tradicional marmita ao invés de almoçar fora. Pode pensar também, no que toca a deslocações, em partilhar veículos com colegas de trabalho ou utilizar os transportes públicos.

 

Já nas despesas fixas, as alterações poderão ser mais desafiantes, mas não impossíveis. Mudanças nos serviços essenciais como água, eletricidade e até internet, estão ao nosso alcance. Dada a diversidade de oferta existente no mercado, será necessário estudar as ofertas das operadoras concorrentes à que tem contratualizada. Assim, poderá renegociar com a sua operadora, ou até mudar para uma concorrente com melhores condições.

 

Pode também averiguar a possibilidade de escolher uma tarifa bi-horária para a eletricidade, conforme os seus hábitos de consumo.

 

No que toca às telecomunicações, será que necessita mesmo do melhor pacote disponível? Confira a oferta total da sua operadora e tente renegociar o seu contrato, mantendo as características que realmente lhe fazem falta e eliminando alguns serviços que não utiliza.

 

Estas mudanças, por pequenas que possam parecer, podem tornar-se numa poupança significativa ao final de um ano.

 

Comissões bancárias

 

Confira os seus extratos bancários e some todas as comissões de conta, anuidade de cartões e outras despesas que o seu banco lhe esteja a cobrar.

 

Poderá ter a possibilidade de alterar as características da sua conta bancária, de modo a que pague menos pelo serviço.

 

Fundo de contingência

 

Após as mudanças necessárias para que o seu orçamento tenha uma maior folga, será boa ideia criar um fundo de contingência, de modo a precaver qualquer eventualidade menos positiva.

 

Adicione ao seu orçamento uma rubrica destinada apenas a poupança. Independentemente do valor que conseguir encaminhar para este fundo todos os meses, o mais importante é criar este hábito e nunca o interromper.

 

Utilize a opção de agendamento automático de transferência da sua conta à ordem para a conta do fundo de contingência, assim não se irá esquecer.

 

Deste modo, caso surja algum imprevisto terá sempre um auxílio que pode utilizar para o ajudar a ultrapassar uma fase mais complicada.

 

Os Intermediários de Crédito MAXFINANCE estão disponíveis para o ajudar em todo este processo. Preencha o formulário abaixo e organize as suas finanças com o nosso auxílio!

Torne-se um Franchisado MAXFINANCE