O meu Cartão do Cidadão está quase a caducar. O que faço agora?

27.05.21 10:45 Por andre.monteiro

Fique a saber mais sobre a atual renovação do CC

Desde o dia 5 de Maio de 2021 passou a ser mais simples renovar o seu Cartão de Cidadão. Segundo um comunicado da parte do Governo da República Portuguesa, os cidadãos com 25 anos ou mais, irão receber nas suas residências com antecedência de 60 dias do prazo de validade do seu documento, uma carta com os códigos do novo cartão e uma referência multibanco para efetuarem o pagamento da renovação.

 

Se não precisar de alterar nenhum dos dados presente no seu atual cartão, deverá fazer o pagamento através da referência multibanco indicada e, posteriormente, receberá na sua residência o novo cartão.

 

O novo cartão será enviado via CTT para a sua morada e será entregue, exclusivamente, ao próprio titular. Para correta receção, o titular deverá fazer-se acompanhar de um documento com fotografia (cartão caducado, carta de condução ou passaporte).

 

Se não estiver na sua residência aquando do momento da entrega, deverá levantar o novo documento na loja CTT indicada no aviso deixado na sua caixa de correio.

 

Caso não seja efetuado este levantamento, o novo cartão de cidadão será enviado para o balcão do IRN (Instituo dos Registos e Notariado) mais próximo, no qual poderá efetuar o seu levantamento através de marcação prévia.

 

Até agora a renovação automática do cartão obrigava a uma confirmação via SMS. Desta forma, a renovação automática do documento de identificação será efetuada de forma espontânea, tendo o titular apenas de proceder ao respetivo pagamento.

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