Crédito para estudantes universitários
04.09.2023Sabia que existem várias formas de financiar a sua formação? Descubra as várias opções de crédito e como garantir que é elegível.
A falta de dinheiro pode ser um obstáculo para os estudantes, que não sabem se vão conseguir ingressar no ensino superior, não pelas médias, mas por não ter a garantia de suportar as despesas que esta atividade acarreta. As despesas com livros e materiais escolares, propinas, transportes e, em alguns dos casos, alojamento e alimentação, são fatores que condicionam esta decisão. Estas despesas nem sempre estão ao alcance de todos e, por isso, a solução pode passar por um crédito pessoal para estudantes.
Não sendo uma decisão fácil, é necessário comparar as opções que tem no mercado e escolher as que melhor se adequam ao que pretende. O crédito pessoal para estudantes pode servir para pagar as propinas ou até mesmo para comprar um computador, que para ser um suporte de estudo para os restantes anos da universidade. Se estiver a pensar estudar em Portugal ou até mesmo no estrangeiro, também é possível estar elegível para este crédito.
Os especialistas de crédito da MAXFINANCE podem ajudá-lo a encontrar a melhor opção de financiamento, reunindo as propostas mais vantajosas para si, facilitando uma tomada de decisão.
Crédito pessoal para estudantes
Uma abordagem responsável ao utilizar o crédito pessoal pode contribuir para a realização dos objetivos educacionais, sem comprometer desnecessariamente a saúde financeira a longo prazo. Tendo em conta o curso escolhido pelo aluno, pode optar por prestações mensais, trimestrais ou até a liquidação do financiamento apenas no final do curso.
Quem pode pedir este crédito
Este tipo de crédito pessoal para estudantes é indicado para pagar os estudos com uma taxa de juro reduzida quando comparada aos créditos especializados, ou financiar qualquer tipo de formação. As entidades financeiras, normalmente, não estabelecem uma faixa etária, no entanto, um dos requisitos para obtenção deste tipo de empréstimo é que o titular seja estudante candidato a curso Técnico-Profissional, Licenciatura, Mestrado, Pós-graduação, MBA’s ou Doutoramento, entre outros cursos equivalentes.
Quanto tempo demora para o crédito ser aprovado
Geralmente, o crédito pessoal é um crédito de fácil de obter, mas o período de aprovação pode variar consoante a instituição financeira, sendo que em algumas pode demorar até 8 dias úteis até ser aprovado. Pode pedir valores que vão desde 1.000€ até 75.000€, com prazos que podem ser entre os 12 a 84 meses.Dependendo da situação os jovens podem ter mais dificuldades em obter o empréstimo. Os bancos têm em consideração fatores como o início de carreira, que é sinónimo de pouca estabilidade profissional, e os baixos rendimentos, podem ser considerados como uma falta de garantias, e que poderá inviabilizar o pedido de crédito.
Linha de crédito do governo para estudantes
Para incentivar o acesso ao ensino superior, o Governo tem na sua alçada uma ação de promoção do acesso ao ensino superior, com um sistema de empréstimo para estudantes, apelidado por “Linha de Crédito para Estudantes do Ensino Superior com Garantia Mútua”.
Como aceder à linha de crédito do Governo
É uma modalidade de linha de crédito mais rigorosa, portanto não pode ter dívidas ao fisco nem à segurança social. De nacionalidade portuguesa a frequentar o ensino superior e maior de 18 anos, no caso de ser menor, o contrato terá de ser formalizado com os pais. Ainda, garantir o compromisso de continuidade nos estudos e um aproveitamento positivo durante o contrato.