Crédito pessoal ou cartão de crédito, qual a melhor opção?

19.09.2023
Crédito

Saiba qual é a melhor forma de financiamento quando surgem despesas inesperadas.


Quando se fala em crédito, estes dois produtos surgem como soluções de financiamento que permitem obter dinheiro de forma rápida e pagá-lo, posteriormente, em prestações. Mas como saber qual a melhor solução? Depende da sua situação financeira e dos motivos que o levam a necessitar de dinheiro extra. Ambas as opções disponibilizam uma linha de crédito e, embora semelhantes, existem algumas diferenças que deve conhecer para escolher a melhor solução.

É importante perceber a finalidade que lhe queremos dar e o valor de que vamos necessitar. Enquanto um crédito pessoal acaba por ser uma ferramenta de financiamento mais apropriada para gastos mais elevados, como obras em casa, o cartão de crédito acaba por ser mais indicado para subscrições online ou compras de baixo valor.


CRÉDITO PESSOAL

O crédito pessoal é um financiamento que pode ser usado para várias finalidades e que disponibiliza montantes de valor superior, no entanto, é necessário ter em conta que além dos juros, tem outros custos associados. É o caso das comissões de abertura de crédito e respetiva taxa anual nominal (TAN), a taxa anual de encargos efetiva e global (TAEG) que engloba o processamento da prestação e reembolso antecipado, e por fim, os impostos associados ao selo de utilização do crédito (ISUC) que é cobrado no momento da contratação.

O processo de contratação exigirá sempre alguma documentação baseada na sua situação financeira e, no entanto, uma das grandes vantagens é a rapidez no acesso ao dinheiro e o facto de poder fixar o valor da prestação por períodos até sete anos. Se recorrer ao crédito pessoal online, pode obter uma resposta imediata em 24 horas.


CARTÃO DE CRÉDITO

É uma boa opção para compras de valores mais baixos ou para pagar despesas regulares, que vão surgindo ao longo do mês. O cartão de crédito é um meio de pagamento eletrónico que disponibiliza um plafond mensal que pode gastar.

À medida que paga o valor que utilizou, volta a poder usufruir do montante máximo no cartão de crédito. Esta forma de financiamento, implica também o pagamento de valores de taxas de juro, custos de anuidade, comissões e seguros associados.

Apesar de apresentar taxas de juro mais altas do que um crédito pessoal, o cartão de crédito acaba por ser mais flexível, uma vez que nos permite receber adiantamentos de dinheiro, dentro do plafond definido pela instituição emissora, que mais tarde terão que ser reembolsados.


CARTÃO DE CRÉDITO VS CRÉDITO PESSOAL

Os cartões de crédito são a forma de empréstimo mais cara do mercado, dado que as taxas e comissões cobradas superam os 15%, e como o crédito não tem uma data limite de pagamento, podem tornar-se numa dependência financeira. A TAEG máxima para dinheiro emprestado por um cartão de crédito é um pouco superior às taxas praticadas por um crédito pessoal, mas que pode compensar pela versatilidade de poder fazer pagamentos a crédito, sem a necessidade de negociar cada transação.

No caso do crédito pessoal, o acesso ao crédito é mais rápido e os valores de financiamento podem ir até aos 75 mil euros. Pelo fato das taxas de juro serem mais baixas e terem um limite de pagamento, no máximo até 7 anos, é uma opção mais vantajosa dado que o total de juros a pagar ao longo de todo o empréstimo será mais baixo.

Se precisa de financiamento e não sabe qual será a melhor opção, poderá pedir aconselhamento especializado da MAXFINANCE, online ou numa loja perto de si, totalmente gratuito e à sua medida. 

partilhar