Desmistifique alguns jargões financeiros: Taxa Nominal, Taxa Real e VPT (Valor Patrimonial Tributário)

20.01.2026
Desmistifique alguns jargões financeiros: Taxa Nominal, Taxa Real e VPT (Valor Patrimonial Tributário)

Quando o assunto é finanças, é comum surgirem conceitos que parecem complexos ou até intimidadores. No entanto, compreender estes conceitos é fundamental para tomar decisões informadas e eficazes. A Maxfinance aposta num serviço eficiente e numa linguagem simples e direta, alinhada com a campanha “Não custa nada. Literalmente”. Assim, quando o importante é descomplicar, na Maxfinance encontra um especialista preparado para o ajudar a decifrar os tecnicismos financeiros.

Neste artigo, vamos desmistificar três termos cada vez mais comuns no universo financeiro: Taxa Nominal, Taxa Real e VPT (Valor Patrimonial Tributário).

Taxa Nominal

A taxa nominal corresponde à taxa de juro base aplicada a um crédito, sem ter em conta outros custos associados, como comissões, seguros ou impostos. É um indicador inicial do custo do empréstimo, mas não reflete o valor total que o cliente irá pagar.

Por exemplo, dois créditos podem apresentar a mesma taxa nominal, mas ter custos finais diferentes devido às despesas adicionais associadas. Por isso, a taxa nominal deve ser analisada com cautela e nunca de forma isolada.

Taxa Real

A taxa real representa a taxa de juro ajustada ao efeito da inflação, permitindo perceber o verdadeiro custo ou rendimento do dinheiro ao longo do tempo. Ou seja, indica o impacto real da taxa de juro no poder de compra.

Se a inflação for superior à taxa nominal, a taxa real será negativa, o que significa que, na prática, o valor do dinheiro diminui menos do que aparenta. Este conceito é particularmente importante na análise de créditos e investimentos de médio e longo prazo.

VPT (Valor Patrimonial Tributário)

O Valor Patrimonial Tributário, conhecido como VPT, é o valor atribuído a um imóvel pela Autoridade Tributária e serve de base ao cálculo de impostos como o IMI e o IMT.

Este valor resulta da aplicação de uma fórmula que considera fatores como a localização, a área, a idade do imóvel e o seu nível de conforto. Embora não corresponda, regra geral, ao valor de mercado, o VPT tem um impacto direto na carga fiscal associada ao imóvel.

Dominar estes jargões pode ser uma tarefa árdua, mas não precisa de o fazer sozinho. Deve, naturalmente, ter uma noção geral dos conceitos, mas recorrer a especialistas de intermediação de crédito, como os da Maxfinance, é a melhor forma de garantir orientação clara e personalizada. Afinal, não se esqueça: “Não custa nada. Literalmente” – é um serviço simples e gratuito.

partilhar