Salário bruto vs. salário líquido: como calcular
02.04.2024Sabia que existe uma diferença entre o valor indicado no seu contrato de trabalho e o montante que realmente recebe? Distingui-los fará toda a diferença.
Quando recebemos o salário no final do mês e deparamo-nos com o recibo de vencimento, surgem dúvidas relativamente aos cálculos e à quantidade de descontos que fazemos. Grande parte dos contratos indica o vencimento em salário bruto, ou seja, o valor total acordado no seu contrato, antes de serem aplicados os descontos. Já o salário líquido é o montante que realmente recebe após a dedução dos impostos, contribuições sociais e outros descontos obrigatórios. Saber como fazer o cálculo do salário líquido pode ser-lhe útil para organizar melhor a gestão do seu orçamento mensal, ou até, negociar um ordenado melhor.
COMO CALCULAR E SIMULAR
Para o ajudar a calcular o seu salário líquido, a MAXFINANCE lançou um novo simulador que tem em conta as novas tabelas de retenção na fonte de 2024, que poderão ser responsáveis por algumas alterações ao nível do rendimento líquido dos trabalhadores. Mantêm-se os nove escalões estipulados no segundo semestre do ano passado. Existem ainda lguns fatores, como o regime ou estado civil, que podem variar de acordo com a aplicação da retenção na fonte. O nº de dependentes também influencia o valor final, por isso é importante selecionar o número de pessoas que tem ao seu encargo e que pertencem ao seu agregado familiar. Por último, se optar por receber o subsídio em duodécimos também pode influenciar o valor final líquido mensal. Saiba qual será o seu rendimento líquido este ano e quanto do seu salário bruto vai para impostos e quanto paga a empresa pelo seu rendimento. Para calcular o salário líquido, deve ter em conta as seguintes fórmulas:
- Salário Líquido = Salário bruto - (Descontos Segurança Social (11%) + Descontos IRS)
- Descontos IRS = Remuneração Mensal x Taxa Marginal Máxima - Parcela a Abater - Parcela adicional a abater por dependente
QUAL A DIFERENÇA ENTRE O SALÁRIO LÍQUIDO E O BRUTO?
A diferença entre os dois valores está nas deduções que incidem sobre o montante total acordado entre empregador e empregado. A entidade empregadora deduz o valor contributivo relativo ao IRS e à Segurança Social, que é calculado em função da situação do funcionário. Compreender esta diferença é fundamental para uma gestão financeira eficaz e para tomar decisões financeiras informadas. O salário bruto é o valor que o funcionário tem direito a receber antes das deduções contributivas, englobando não apenas o salário base, mas também benefícios, subsídio de alimentação, prémios e outros subsídios. O salário líquido é o valor real que o trabalhador recebe após todos os descontos obrigatórios e voluntários.